A partir de 23 de agosto, os gaúchos irão realizar as ações do CAR pelo sistema federal.
O Cadastro Ambiental Rural (CAR), gerido até então pelo governo estadual, terá descontinuidade no Rio Grande do Sul. A partir de 23 de agosto, agricultores gaúchos deverão utilizar o Sistema do Cadastro Ambiental Rural (Sicar), gerida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Em comunicado, o governo diz que, 10 de agosto, os usuários ainda poderão usar o sistema estadual. Depois dessa data, deverão aguardar o início da utilização do sistema federal.
Para aqueles usuários novos, que não possuem cadastro, ou aqueles que precisarem retificar o seu CAR, devem baixar o Módulo de Cadastro no site. O download estará disponível a partir do dia 23 de agosto. Com a mudança, o sistema antigo deixará de ser utilizado e terá seus dados apagados.
Retificação do CAR
Para aqueles que precisarem retificar um cadastro rural, o usuário deverá acessar o site do CAR federal. Nesse espaço, é possível acessar os detalhes do CAR, saber em que estágio está, se já foi analisado ou se tem pendências. É ali também onde os usuários conseguem baixar documentos sobre o Car, como recibos e demonstrativos.
Segundo a agência de comunicação do governo, o atendimento e suporte imediato aos usuários do Rio Grande do Sul sobre o Cadastro Ambiental Rural continuará sendo realizado por intermédio da Secretária de Estado de Meio Ambiente e Infraestrutura do estado.
Veja outras notícias como essa no link.