O 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM), flagrou nesta segunda-feira (09), 52 pássaros silvestres mantidos em cativeiro, na cidade de Passo Fundo.
Após receber uma denúncia anônima, os agentes encontraram, em uma residência na Vila Jardim, 52 pássaros silvestres mantidos em cativeiro de maneira irregular. A lista continha animais como, cardeal (Paroaria coronata), Trinca-ferro (Saltator similis), Coleirinho (Sporophila caerulescens), Sanhaço-Frade (Stephanophorus diadematus), Azulão (Cyanocompsa brissonii), Sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris), Canário-da-terra (Sicalis flaveola), Tiê-sangue (Ramphocelus bresilius), Tiê-preto (Tachyphonus coronatus), Caturrita (Myiopsitta monachus), Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva), Tico-tico (Zonotrichia capensis) e Pássaro-preto (Gnorimopsar chopi), os animais estavam em gaiolas individuais em um local sujo e com pouca ventilação.
O morador não possuía a licença para criação amadora de passeriformes silvestre no Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (SISPASS). Diante do ocorrido, o responsável foi autuado em flagrante, sendo lavrado um Termo Circunstanciado pelo crime contra a fauna. As gaiolas foram apreendidas e serão destruídas. Enquanto que, os pássaros foram resgatados e encaminhados para avaliação médico-veterinária, com o objetivo de análise e possível retorno à natureza.
Continue acompanhando nosso site para mais informações sobre o meio ambiente.