Batalhão Ambiental da Brigada Militar apreende pássaros em Erechim-RS

Batalhão Ambiental da Brigada Militar apreende pássaros em Erechim-RS
Foto: BABM-RS | Reprodução

Na noite desta quinta-feira (29), a Brigada Militar do Rio Grande do Sul (BM-RS) realizou a Operação Força Verde para combater crimes ambientais nas cidades de Erechim e Paulo Bento, no norte do estado.

A operação se baseou em denúncias anônimas que informavam que alguns criadores não possuiam licença no Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (Sispass) e nem tinham avês anilhadas. Por isso, as equipes do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) partiu para verificar a situação dos animais nos endereços informados para as duas cidades.

Ao chegarem em uma das residências, os agentes identificaram seis avês, entre elas, trinca-ferros (Saltator similis), canários-da-terra (Sicalis flaveola), um papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva), e uma caturrita (Myiopsitta monachus). Os pássaros estavam confinados em gaiolas com condições visivelmente inadequadas de higiene e alimentação. Segundo os policiais militares, em alguns casos, foram constatados maus tratos aos animais.

Por isso, o responsável foi autuado em flagrante, sendo lavrado um Termo Circunstanciado pelo crime contra a fauna. Segundo os oficiais, as gaiolas foram apreendidas e serão destruídas. Os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres, onde serão avaliados por um veterinário responsável e devolvidos à natureza conforme estiverem aptos.

Em nosso site, você fica por dentro das principais notícias sobre meio ambiente do país.

 

Notícias relacionadas