Myopsitas Monachos, este é o nome científico da mais famosa caturrita que acolheu a grande cidade de Porto Alegre e cidades metropolitanas, alguns á consideram as pragas da cidades conforme os seus barulhos que em família fazem a maior festa.
No interior do estado realmente elas infernizam os produtores de milho e soja, muitos não admitem mas colocam venenos no cabelinho da espiga de milho, pois é pó esta parte onde elas começam a perfurar para comer os grãos macios. Hoje no Brasil existem quatro criadouros comerciais que reproduzem as espécies em grande quantidade, já que suas ninhadas chegam a ter oito filhotes somente em um ninho. Seus ninhos são recheados de espinhos coletados de árvores exóticas no campo.
No Rio Grande do Sul o criadouro Agrovida é Duas Meninas criam as espécies e mandam para todo o Brasil, a grande expectativa é a chegada das mutações, que variam as cores, a mesma espécies é criada nos países da Holanda, Bélgica e Portugal. O empresário Nelson Arrué proprietário de um empreendimento comercial da criação, já fez à reserva e espera a liberação da importação do iBAMA, que até o momento proibiu as importações e importação por causa da gripe aviária.