A casa nova do tigre permanece no mesmo endereço, o Parque Zoológico, mas em um novo espaço.
Dan é um tigre siberiano (Panthera tigris altaica), nascido em 2009 e morador do Zoo desde 2014. Ele é considerado pela equipe administrativa do parque um dos moradores mais visitados pelo público. Nesta semana, Dan ganhou um novo espaço, com um quintal maior e piscina, construída especialmente para o felídeo se refrescar.
O tigre foi acolhido pelo zoológico após uma ação realizada por órgãos ambientais, que o resgataram de um cativeiro irregular. Em lembranças, a equipe administrativa recorda que o novo lar de Dan é a antiga casa do Leão Jerônimo, falecido em 2021, aos 22 anos, e de causas naturais devido à idade avançada.
Segundo a médica veterinária e chefe da Divisão Parque Zoológico, Caroline Gomes, o local passou por uma grande reforma para receber o novo morador. “O recinto foi todo reformulado e adaptado. As medidas de segurança foram reforçadas para receber o tigre, que é adulto e tem todo o vigor de um animal saudável dessa idade. Foi construída uma nova piscina, o cercamento e as grades foram refeitos e reforçados. O espaço ganhou grama e plantas novas, e a gruta também foi melhorada”, explica Caroline, ressaltando que a casa nova vai proporcionar uma melhor condição de vida para o animal.
Planejamento para transporte do Dan
Apesar de a nova moradia também estar localizada dentro do Parque Zoológico, transportar um animal de 15 anos, com cerca de 180 kg, como o tigre Dan, é uma tarefa considerada bastante perigosa. É preciso realizar uma força-tarefa para realizar a locomoção do animal. Por isso, a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), que administra o Zoo, trabalhou previamente para realizar esse trabalho. Segundo o órgão, foi necessário um estudo para entender o que seria necessário, e, em seguida, a criação de uma equipe formada por cerca de 20 profissionais para sedar e acompanhar o animal em cada etapa dessa mudança.
Caroline explicou que para transportar o animal, envolveu uma equipe de veterinários, biólogos, zootecnistas e tratadores do Parque Zoológico, além de veterinários de universidades parceiras.
Para garantir o sucesso da ação, foi necessário deixar o animal em jejum prévio à ação. Em seguida, com o animal sedado, que realizaram, na manhã de segunda-feira (12/08), o transporte para um local restrito em que Dan se recuperaria da anestesia. A equipe do zoo aproveitou o momento para realizar exames de notícia, para avaliar a saúde do tigre, como exames de sangue, radiografias e ecografias.
Somente no dia seguinte (13), após estar completamente recuperado, o animal foi liberado para conhecer seu novo lar. Desde quinta-feira (15), o tigre Dan estava pronto para se exibir para os visitantes. Você pode ver todas as informações sobre como visitar o Parque Zoológico no site da Sema.
Continue se informando sobre as principais novidades de meio ambiente em nosso site.