Neste sábado (12), o Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM), junto à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), realizou a fiscalização de um torneio de aves clandestino em Capão da Canoa, litoral do Rio Grande do Sul.
Os agentes receberam a informação de que um torneio estaria acontecendo na cidade mediante denúncias anônimas. A polícia, com o órgão ambiental, foi solicitada para acompanhar a fiscalização. Chegando ao local, constatou-se que se tratava de um torneio de aves clandestino, tipo de evento, atualmente, sem autorização e com dezenas de pássaros em estacas, como se fosse um torneio oficial.
Até o momento, os torneios encontram-se suspensos no Rio Grande do Sul devido à gripe aviária no estado. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) autorizou os eventos em alguns estados mediante ao plano de biossegurança com regras a serem cumpridas. A área ambiental do Estado já está se movimentando para liberar, contudo, neste momento, as normas de proibição de eventos seguem vigentes.
As dezenas de animais que estavam no local foram apreendidas e encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA. Lá, passarão por vistorias para averiguar a procedência dos animais. Mesmo assim, os criadores autuados no local terão o seu registro suspenso por participação em eventos irregulares. Eles responderão por crime contra a fauna, conforme o artigo 29 da Lei Federal 9.605/98, que trata dos crimes ambientais.
Para ficar por dentro das notícias sobre o meio ambiente de todo o país, confira nossa página principal.