FIC participa de reunião com entidades alagoanas para liberação de torneios no estado.

FIC participa de reunião com entidades alagoanas para liberação de torneios no estado.
Foto: Reprodução

Na manhã desta quarta-feira (7), a Federação Internacional de Criadores (FIC) esteve em reunião com a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (ADEAL-Al), o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-Al) e a Liga Alagoana de Criadores para tratar da volta dos torneios de passeriformes no estado. O encontro ocorreu na sede da ADEAl.

Com campeonatos suspensos desde o ano passado, devido ao risco de disseminação da Gripe Aviária (Influenza Aviária), os criadores viram a possibilidade de realização de torneios a partir da nova Instrução Normativa do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). A IN 642/2023 alterava o trecho de proibição de torneios e ventos com aglomeração de aves, com a condicional de que houvesse autorização da agência de defesa e inspeção agropecuária estadual.

Por isso, no dia 3 de julho deste ano, diversas associações de criadores de pássaros, através da Liga Alagoana de Criadores, entregaram o Plano de Biosseguridade, com o intuito de voltar a realizar eventos no estado. Hoje, as entidades estiveram reunidas para debater sobre o tema.

A reunião foi conduzida pelo Diretor e Presidente da ADEAL, Marcos Antônio, que destacou o seu apoio à Classe dos Criadores e facilitou o andamento do processo para que Alagoas dê o pontapé inicial, fazendo sua reabertura dos eventos, com o Nacional aqui em Alagoas. Em outro momento, os representantes das entidades trataram de temas como o período vivido, as organizações de criadores de pássaros e as novas normas estabelecidas pelos órgãos.

Em suas redes sociais, uma das associações parceiras, a Associação Alagoana de Pássaros de Fibra, comemorou o momento. “Parabéns pela união das Associações nesse momento, a Liga Alagoana, juntas por um único objetivo.”, publico junto à foto dos líderes presentes.

Notícias relacionadas