Diante do agravamento da qualidade do ar em São Paulo, em virtude de condições meteorológicas desfavoráveis e o aumento de focos de incêndio, o governo do Estado de São Paulo anunciou novas diretrizes para enfrentar o problema. Entre as principais medidas está a suspensão temporária das autorizações para queima de cana-de-açúcar e queima fitossanitária, com exceção apenas para aceiros e queimadas solicitadas pela Secretaria de Agricultura. Além disso, as autoridades recomendam à população maior ingestão de líquidos e evitar atividades físicas ao ar livre.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) relatou que a qualidade do ar piorou significativamente, com muitas estações registrando índices “Ruim” e “Muito Ruim”, principalmente devido ao acúmulo de partículas inaláveis finas, como poeira e fuligem, resultantes dos incêndios.
As recomendações de saúde incluem:
- Evitar atividades físicas ao ar livre;
- Beber mais água para manter a hidratação;
- Manter portas e janelas fechadas para evitar a entrada de poluentes;
- Utilizar máscaras N95, PFF2 ou P100 ao sair de casa em áreas afetadas.
Grupos de risco, como crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades, devem ter cuidado extra e buscar atendimento médico caso apresentem sintomas respiratórios. O governo estadual segue monitorando a situação através de um gabinete de crise, focado na prevenção e combate aos incêndios, além de controlar a qualidade do ar.
Continue acompanhando nosso site para ficar atualizado com as principais notícias sobre o meio ambiente.