47ª Expointer é lançada com iniciativas para a reconstrução do estado

47ª Expointer é lançada com iniciativas de reconstrução para o estado
Foto: Governo Estadual | Reprodução

Lançada oficialmente nesta segunda-feira (12), a Expointer é considerada a maior feira agropecuária ao ar livre da América Latina. O evento acontecerá entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (PEEAB), em Esteio, e tem como slogan: “Superar é da nossa natureza”.

O Governador do Estado, Eduardo Leite, vê a realização dessa Expointer, após as enchentes que acometeram o estado, como mais um símbolo de força do povo gaúcho.

“Além de sua relevância em termos de resultados econômicos, há um efeito moral na autoestima e na percepção dos gaúchos sobre a reconstrução do Estado. Esse é mais um componente importante para que façamos uma grande feira, que injete essa força de resiliência. Neste momento histórico que exige tanto de todos nós, esta Expointer também vai ficar marcada dentro dessa jornada, mostrando que a superação faz parte da nossa natureza, como diz o mote desta edição”, afirmou o governador.

A Expointer conta com nove dias de evento repletos por uma programação de competições e julgamentos de animais, também com comércio e lazer para a família, sempre destacando a qualidade da produção rural, as tecnologias aplicadas e projetos de inovação que aumentam a sustentabilidade ou a produção. Este ano, a Expointer contará com 3.458 animais de argola, quase o mesmo número da edição passada que contou com 3.480 animais que foram a julgamento.

Secretaria de Inovação terá destaque na Expointer

A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) realizará uma série de ações na Expointer deste ano. Entre elas, a apresentação de soluções tecnológicas para o agronegócio e a divulgação de iniciativas para a reconstrução do Rio Grande do Sul.

Presente no evento de lançamento da Expointer, a titular da Sict, Simone Stülp, destacou a importância das parcerias dos segmentos que formam a “hélice da inovação” – governo, academia, iniciativa privada e sociedade civil organizada – para a retomada do estado. “Essas colaborações são essenciais para fomentar a inovação, a fim de fortalecer a economia do Estado, e a Expointer é um grande momento para mostrar a força do povo gaúcho”, disse.

Assim como nos últimos anos, a secretaria participa da curadoria do RS Innovation Agro, neste ano, localizada na entrada do parque, um novo local. O espaço, que passa a se chamar RS Innovation Agro + Smart Cities, receberá, entre outras programações, workshops organizados pela Sict, em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp) e a Rede de Inovação do Agronegócio do RS (Riagro). O objetivo do espaço é apresentar e discutir soluções inovadoras para os desafios da realidade do agronegócio gaúcho, focando em prevenção e mitigação dos danos causados pelas mudanças climáticas.

A partir das soluções propostas em uma chamada publicada em julho, a instituição responsável fará uma apresentação demonstrando o potencial da tecnologia para solucionar os problemas propostos. O tema será debatido com mediadores, especialistas e o público presente.

RS Innovation Agro + Smart Cities conta com workshops para soluções de 6 desafios do agronegócio

Entre os assuntos debatidos nas oficinas, estão pautas como: recuperação do solo; sistemas produtivos resilientes; tecnologia digital para escoamento de insumos e produtos; inteligência de dados para soluções agroclimáticas (meteorológicas); futuro da agricultura no Rio Grande do Sul (transição energética, agregação de valor, redução dos efeitos climáticos e eficiência produtiva); e rastreabilidade de alimentos gaúchos como ferramenta de procedência de origem e qualidade. Os painéis irão acontecer entre os dias 26 e 28 de agosto, pela manhã e tarde, das 10h às 12h, e das 15h às 17h.

“Com esta curadoria de soluções tecnológicas, esperamos ajudar os produtores e o agronegócio gaúcho a superar este momento e fomentar a retomada. É uma iniciativa estratégica para a recuperação econômica do Estado”, apontou o diretor de Ambientes de Inovação da Sict, Everaldo Daronco.

Acontecerá também, no estande do governo, um debate sobre ações voltadas ao Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática, que integra a estrutura do Plano Rio Grande e discute políticas públicas para enfrentamento da crise climática no Estado. Segundo o governo estadual, a ideia é aproximar o trabalho de apoio à reconstrução feito no comitê dos visitantes que estarão circulando pela feira, por meio de roda de conversa, painel colaborativo e material produzido para as redes sociais da Sict.

Outro destaque será a presença do programa Produtos Premium, que dedica espaço a setores produtivos importantes para o Estado, como azeite, cachaça, carne ovina e carne bovina.

Notícias relacionadas