O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apresentou uma nova ferramenta tecnológica para emergências ambientais: o Aplicativo para Gestão de Emergências de Fauna (AGF). Desenvolvido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Informações Ambientais (Cenima) em parceria com a Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas (DBFlo), o AGF promete aprimorar o resgates de fauna e monitoramento de animais silvestres durante incêndios florestais e outras situações críticas.
A inovação está sendo utilizada inicialmente no Pantanal, uma das regiões mais afetadas por desastres ambientais, permitindo o monitoramento em tempo real de avistamentos, resgates e tratamentos de fauna silvestre. O aplicativo permite registrar informações com fotos e geolocalização, o que ajuda a direcionar equipes de resgate para as áreas corretas e oferecer assistência imediata aos animais em risco.
Cooperação e tecnologia em resgates de fauna
Segundo Watila Portela Machado, analista ambiental do Cenima e desenvolvedor do aplicativo, a nova ferramenta centraliza dados valiosos para a proteção da fauna e fortalece a resposta a emergências ambientais. “O AGF possibilita a sistematização de informações sobre a fauna afetada, além de fornecer uma visão rápida e precisa da situação, permitindo ações imediatas e planejadas”, afirmou.
Gracicleide Braga, coordenadora-geral de Gestão, Uso Sustentável e Monitoramento da Biodiversidade Aquática de Fauna, destacou que o aplicativo também visa criar uma base de dados para o planejamento de ações futuras em eventos climáticos extremos. “Essa integração entre tecnologia e ação ambiental é essencial para proteger o bioma da Amazônia e outros ecossistemas, onde cada segundo conta na resposta a desastres”, explicou.
Facilidade de uso e impacto imediato
Com uma interface simples, o AGF facilita o trabalho das equipes de campo, permitindo o registro de resgates, identificação de espécies e controle da logística de suprimentos e equipamentos. Além disso, funciona mesmo em áreas com baixa conectividade, sincronizando os dados assim que uma conexão à internet é restabelecida. Isso torna a resposta a desastres mais ágil e coordenada.
Com o lançamento deste novo app, o IBAMA demonstra estar buscando aliar tecnologia à importante missão de defender a biodiversidade brasileira, especialmente em regiões ricas e vulneráveis como o Pantanal. Continue acompanhando nosso site para ficar por dentro das principais notícias sobre meio ambiente.