IBAMA realiza apreensão de 127 animais em operação focada no tráfico de animais silvestres

IBAMA realiza apreensão de 127 animais em operação focada no tráfico de animais silvestres
Foto: IBAMA | Reprodução

Órgão teria encontrado fraudes no Sispass relacionadas ao tráfico de animais silvestres.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou, no final de agosto, a Operação Vidas Livres. A ação contou com a parceria do Batalhão Ambiental da Polícia Militar da Paraíba (BPAMB/PB) que, juntos, percorram nove municípios realizando fiscalizações. Durante este período, os órgãos apreenderam mais de 127 aves silvestres, aplicando 20 autos de infração que somam o total de R$ 99,5 mil em multas ambientais.

Segundo relatos dos fiscais, a operação tinha o objetivo de investigar casos de tráfico de animais e, também, alguns criadores com irregularidades no Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (SisPass). Os infratores, além de responderem administrativamente às autuações ambientais, responderão por processos criminais na Justiça.

Quanto aos animais apreendidos, foram entregues ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto em Cabedelo–PB para reabilitação e soltura, logo que possível. Alguns deles já estavam aptos a retornar à natureza e já foram soltos.

Segundo o IBAMA, o SisPass passou por uma incrementação de modo a garantir a confiabilidade dos dados e a autenticidade das operações realizadas pelos administrados, com o intuito de evitar fraudes. O que permitiu ao órgão realizar a ação, distinguindo quem atuava no tráfico de animais silvestres, sem interferir naqueles criadores que estavam com o cadastro atualizado.

Continue acompanhando nosso site para ficar atualizado com as principais notícias sobre o meio ambiente.

Notícias relacionadas