O Instituto Água e Terra (IAT), autarquia paranaense responsável pelo saneamento ambiental do estado, iniciou nesta semana uma grade de cursos sobre o manejo de serpentes para os seus técnicos e agentes do Batalhão de Policiamento Ambiental. A primeira aula aconteceu no último final de semana, no Parque Estadual Lago Azul, entre Campo Mourão e Luiziana, no Centro-Oeste do estado.
Ministrada pelo biólogo José Roberto Bello, da Biologic Consultoria Ambiental, a capacitação está sendo realizada de maneira voluntária. Separado em partes teóricas e práticas, o objetivo é que a equipe do IAT possa lidar com o animal sem causar danos ou estresses desnecessários. Na região da Unidade de Conservação, a presença de serpentes é frequente, com destaque para espécies como a Cascavel (Crotalus durissus) e Jararaca (Bothrops jararaca). Foram três horas de treinamento, com uma jiboia (Boidae), com a presença de 40 pessoas.
“Como temos muitas aparições de serpentes no parque, fizemos essa parceria com o biólogo, que possui a licença para lidar com répteis, para promover esse curso. O objetivo é explicar aos técnicos o manejo correto, que garanta a segurança do servidor e também para que a cobra possa ser devolvida à natureza em um local apropriado”, explica a gerente do Lago Azul, Polyana Silva Pereira.