PF deflagra Operação Aracê e cumpre 36 mandados para combater tráfico e comércio ilegal de aves silvestres

PF deflagra Operação Aracê e cumpre 36 mandados para combater tráfico e comércio ilegal de aves silvestres
Foto: PF | Reprodução

Operação objetivando combater o tráfico e comércio ilegal de aves silvestres mobilizou 150 policiais federais em quatro estados.

Na manhã de quinta-feira (5), a Policia Federal (PF) deflagrou a operação Aracê com o objetivo de coibir o tráfico internacional e o comércio ilegal de aves silvestres. Foram expedidos 36 mandados pela Justiça Federal no Ceará, e envolveu 150 agentes atuando nos estados do Ceará, São Paulo, Minas Gerais e Paraná. A ação contou também com a participação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) que esteve presente nos locais das operações.

De acordo com a PF, as investigações tiveram início após a análise de dados telefônicos e telemáticos do celular de um suspeito cearense, preso em flagrante em 2023 por envolvimento no comércio ilegal de animais silvestres. Durante as apurações, os agentes identificaram diversas conversas que sugeriam vendas ilegais de aves, inclusive em grupos de mensagens dedicados ao tráfico internacional, com logística e armazenamento de pássaros.

Foto: PF | Reprodução

Além de coletar provas para a conclusão do inquérito policial, a PF afirma que a ação teve como objetivo interromper crimes ambientais em andamento, protegendo a fauna brasileira da exploração predatória.

As investigações continuam em andamento. No entanto,com esta operação, os envolvidos podem ser responsabilizados por crimes de maus tratos, tráfico internacional e interestadual de animais silvestres, associação criminosa e receptação, além de outros previstos na Lei de Crimes Ambientais e a lavagem de dinheiro.

Foto: PF | Reprodução

Continue acompanhando nosso site para ficar atualizado com as principais notícias sobre o meio ambiente.

Notícias relacionadas