Entre os meses de janeiro e junho, a Delegacia Especializada de Meio Ambiente contabilizou mais de 270 procedimentos investigatórios, 30 desses deflagrados em operações.
A Delegacia Especializada de Meio Ambiente (DEMA) é o braço especializado da Polícia Civil na área ambiental. Neste primeiro semestre, ela deflagrou mais de 30 operações para proteção e preservação da fauna e flora, 6 a mais em relação ao período anterior.
Durante o período, a unidade especializada contabilizou mais de 270 procedimentos investigatórios relacionados a crimes ambientais, sendo 125 inquéritos instaurados, 140 inquéritos concluídos e encaminhados ao Poder Judiciário, além de 144 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) instaurados, e a apuração de 107 denúncias de maus-tratos.
“A atuação em todo o Estado de Mato Grosso é complexa, haja vista que é um estado grande e agrega os três biomas. Portanto, o policial que atua na unidade precisa conhecer as particularidades de cada um. Para tanto, é preciso muita dedicação e profissionais comprometidos e bem preparados, e nesse ponto a Dema tem buscado constantemente melhorias em equipamentos e capacitação para um atendimento mais eficiente”, aponta a delegada titular da Dema, Liliane Murata.
A especializada atua em várias frentes de combate a crimes ambientais, entre eles contra a fauna, flora, poluição, ordenamento urbano e patrimônio cultural, e nos crimes contra a administração ambiental, como, por exemplo, pesca predatória, maus-tratos de animais, desmatamento, extração ilegal de madeira, inserção de créditos virtuais, entre outros.