Resíduos sólidos: Semad-GO abre nova rodada de coleta de informações junto a prefeituras goianas

Resíduos sólidos: Semad-GO abre nova rodada de coleta de informações junto a prefeituras goianas
Foto: Semad | Reprodução

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) abriu hoje uma nova rodada de levantamento de dados sobre a gestão de resíduos sólidos nos municípios goianos.

Andreia Alves do Nascimento, a gerente de Instrumentos e Apoio à Política de Resíduos Sólidos da Semad, afirma que com a coleta dessas informações é possível formular uma estratégia mais adequada para as políticas públicas. “A partir dessas informações, vamos construir um panorama abrangente da situação atual do Estado e das demandas que precisamos atender”, explicou.

Nessa nova rodada, a secretaria encaminhou um formulário online para que os municípios informassem os dados referentes a esse ano. A Semad também realizou uma capacitação para esclarecer possíveis dúvidas das equipes municipais sobre o preenchimento deste formulário. O evento aconteceu no dia 14 de agosto, às 9h, e pode ser revisto neste link.

Linha do tempo das informações sobre os resíduos sólidos

A Semad iniciou a coleta de informações sobre resíduos sólidos entre o segundo semestre de 2023 e o início de 2024. Nesta ocasião, ela buscou os representantes dos municípios para entender a situação atual e montar um diagnóstico sobre a situação no estado. Após essa etapa, com as informações estabelecidas, foi possível elaborar um relatório de monitoramento do Plano Estadual de Resíduos Sólidos.

Em agosto, a Semad divulgou o relatório apresentando o resultado do monitoramento realizado à época. Ali, já foram reportadas algumas mudanças que vinham acontecendo desde 2017, ano da publicação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (Pers), com uma avaliação do cumprimento de metas, diretrizes e programas estabelecidos no plano estadual e municipal.

Nele, a Semad informa que o volume de resíduos urbanos que os 246 municípios de Goiás geram é de 6,9 mil toneladas por dia. O relatório pode ser lido na íntegra.
Continue acompanhando as principais novidades de meio ambiente em nosso site.

Notícias relacionadas