O Programa de Voluntariado para Cuidados e Reabilitação Intensiva de Animais Silvestres – CRIA, busca unir educação ambiental, preservação da fauna nativa e capacitação profissional. A iniciativa procura levar à população conhecimentos sobre a fauna silvestre, proporcionar aos profissionais da área ambiental maior contato com animais nativos, atender parte da demanda de cuidados de alguns animais resgatados ou apreendidos pelo IAT e sensibilizar as pessoas quanto à importância e particularidades da fauna silvestre.
O intuito do Programa CRIA não é estimular a adoção de animais silvestres, mas sim dar aos profissionais da área, e aos cidadãos interessados, a oportunidade de aprender a lidar com animais silvestres de forma adequada. Isto, prezando pela própria segurança, pelo bem-estar dos animais e pelos cuidados necessários para devolvê-los à natureza, visando a conservação da fauna e a sobrevivência do animal.
O foco deste voluntariado são filhotes de aves e de gambás. Mas, eventualmente, haverá a possibilidade de acompanhar animais adultos em recuperação ou que estejam aguardando destinação.
Participando desta iniciativa, você terá a oportunidade de cuidar dos animais em sua própria casa. Além de todo aprendizado, você estará contribuindo para uma natureza mais equilibrada, pois ajudará na recuperação de animais órfãos e vitimados, colaborando para o retorno deles à natureza.
Para participar do programa, antes de se inscrever é necessário realizar um curso gratuito, feito em parceria entre o IAT e a Escola de Gestão do Paraná. Este curso é no formato de Ensino à Distância, ou seja, é totalmente online, tendo duração aproximada de 16 horas. Nele você aprenderá os cuidados básicos dos animais atendidos pelo Programa CRIA. Ao fim do curso você receberá um certificado, que será utilizado para se inscrever no programa de voluntariado.
Vale destacar que foi escolhida esta modalidade de ensino devido à diversos fatores, como logística para atender a todos os municípios do estado, bem-estar dos animais utilizados no curso, entre outros.
Também é preciso destacar que, apesar de ser uma capacitação, este não é um curso de formação acadêmica. Nada substitui o trabalho dos profissionais da área ambiental e veterinária. O objetivo do Programa CRIA é permitir aos participantes entrar em contato com a fauna nativa e aprender mais sobre a convivência com estes animais.
O Programa CRIA é reconhecido pela Portaria IAT n. 395/2020 de 30 de novembro 2020.
Portaria IAT n. 66/2023 – Retifica a portaria IAT 395/2020
Como me inscrevo?
Ser voluntário pelo Programa CRIA é fácil. Basta ter interesse pela fauna, e disposição para aprender e cuidar dos animais. Para se inscrever basta seguir os passos a seguir:
- Realize o curso de capacitação: Cuidados básicos com fauna silvestre: Preparação para o Programa CRIA.
- Após concluir a capacitação, baixe e salve seu certificado de conclusão;
- Separe sua carteira de vacinação, ou vá ao posto de saúde mais próximo e pegue uma Declaração de Vacinação. É necessário que você esteja imunizado contra a febre-amarela e esteja com a vacina para tétano atualizada (no caso, é a vacina chamada Dupla adulto, ou DT, que precisa de reforço a cada 10 anos);
- Baixe e assine o Termo de Adesão
- Com todos os documentos separados, realize sua inscrição pelo Link
- Aguarde a resposta do IAT. Nossa equipe técnica irá avaliar sua inscrição, se estiver tudo certo você será informado e já estará dentro do nosso banco de voluntários para cuidados com fauna.
Contato
Equipe de Cadastramento do Voluntariado CRIA
- E-mail: voluntariadocria@iat.pr.gov.br
- Telefones: (41) 3213-3755 / 3213-3833
- Horário de atendimento: 08h30 – 12h / 13h – 17h30
Gerência de Biodiversidade /Diretoria de Patrimônio Natural / Instituto Água e Terra
Documentos
*O relatório deve ser escrito pelo voluntário