Um torneio ilegal de canto de aves silvestres foi interrompido pela Polícia Militar no domingo, 14 de abril, no Jardim São Luís, zona sul da capital paulista. Foram multadas 26 pessoas e apreendidos 64 pássaros. O responsável pelo evento não foi identificado.
Uma denúncia pelo 190 informou a Polícia Militar de um possível rinha de luta de animais na rua Pedro Rodrigues Pereira. Uma equipe da PM foi ao local indicado e descobriu tratar-se de um campeonato de canto de pássaros sem qualquer autorização.
A PM Ambiental foi chamada para verificar a situação das aves e dos responsáveis pelos animais. Dos envolvidos, 17 eram criadores com cadastro no Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (Sispass) e estavam com suas aves registradas. Segundo a PM Ambiental, eles terão seus planteis fiscalizados e também foi solicitado ao Ibama a suspensão de suas autorizações para criação.
Outras nove pessoas foram multadas por estarem com pássaros de origem ilegal. Um procurado pela Justiça acabou preso. Foram apreendidos 63 coleirinhos (Sporophila caerulescens) e um trinca-ferro (Saltator similis).
Nenhum envolvido indicou o responsável pelo evento. O caso foi registrado na Divisão de Investigações sobre Infrações de Maus-tratos a Animais e demais Infrações contra o Meio Ambiente da Polícia Civil. Foram emitidos 33 autos de infração e multas que, somadas, chegaram a R$ 102 mil.
As aves foram levadas para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) São Paulo, no Parque Ecológico do Tietê, na zona leste da cidade.
Fonte: Fauna News