PM flagra torneio ilegal de canto de aves em São Paulo (SP)

Um torneio ilegal de canto de aves silvestres foi interrompido pela Polícia Militar no domingo, 14 de abril, no Jardim São Luís, zona sul da capital paulista. Foram multadas 26 pessoas e apreendidos 64 pássaros. O responsável pelo evento não foi identificado.

Uma denúncia pelo 190 informou a Polícia Militar de um possível rinha de luta de animais na rua Pedro Rodrigues Pereira. Uma equipe da PM foi ao local indicado e descobriu tratar-se de um campeonato de canto de pássaros sem qualquer autorização.

PM Ambiental foi chamada para verificar a situação das aves e dos responsáveis pelos animais. Dos envolvidos, 17 eram criadores com cadastro no Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (Sispass) e estavam com suas aves registradas. Segundo a PM Ambiental, eles terão seus planteis fiscalizados e também foi solicitado ao Ibama a suspensão de suas autorizações para criação.

Outras nove pessoas foram multadas por estarem com pássaros de origem ilegal. Um procurado pela Justiça acabou preso. Foram apreendidos 63 coleirinhos (Sporophila caerulescens) e um trinca-ferro (Saltator similis).

Nenhum envolvido indicou o responsável pelo evento. O caso foi registrado na Divisão de Investigações sobre Infrações de Maus-tratos a Animais e demais Infrações contra o Meio Ambiente da Polícia Civil. Foram emitidos 33 autos de infração e multas que, somadas, chegaram a R$ 102 mil.

As aves foram levadas para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) São Paulo, no Parque Ecológico do Tietê, na zona leste da cidade.

Fonte: Fauna News

Notícias relacionadas