Polícia Federal Faz Apreensão de 71 Pássaros em Dom Pedrito


🚨 

Operação da Polícia Federal apreende 71 aves silvestres vítimas de tráfico no RS

Uma operação da Polícia Federal realizada nesta quarta-feira (30) resultou na apreensão de 71 aves silvestres, mantidas ilegalmente em cativeiro nos municípios de Bagé e Dom Pedrito, na região sul do Rio Grande do Sul.

Os animais são provenientes de caça ilegal e tráfico interestadual de fauna silvestre. A ação é um desdobramento de um inquérito iniciado em 2023, que investiga a atuação de uma associação criminosa altamente articulada, voltada para a captura, transporte e revenda de animais silvestres em diversos estados do país.

📱 As provas foram obtidas a partir da extração de dados de celulares apreendidos na primeira fase da operação, permitindo à PF identificar uma rede estruturada, com caçadores atuando nas matas do interior que vendem os animais para captadores locais, como o principal investigado nesta etapa. Esse captador, por sua vez, revendia os pássaros para uma quadrilha maior, com sede na capital, que realiza o transporte dos animais para outros estados, como Paraná e São Paulo.

💸 Entre os 71 pássaros apreendidos, alguns possuem alto valor de mercado devido a mutações genéticas raras, com características como a plumagem predominantemente branca — o que eleva consideravelmente seu preço no mercado ilegal. De acordo com informações, pássaro capturado no interior gaúcho pode ser vendido em São Paulo por um valor até dez vezes maior.

🔍 A quadrilha tem ramificações amplas e movimenta centenas de aves por mês. Embora a apreensão desta quarta-feira represente apenas uma fração do volume mensal, o impacto na logística da quadrilha é significativo, para os investigadores.

📦 Parte das aves será reintroduzida na natureza, e as demais — em condição de vulnerabilidade — serão encaminhadas ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que fará o manejo adequado.

📅 O alerta que nos próximos 90 dias, o tráfico deve se intensificar com a chegada do período de reprodução de caturritas e papagaios, espécies muito visadas por traficantes.  Esperamos que Polícia Federal esteja  preparada para novas ações no combate a esse tipo de crime ambiental.

🚫 Infelizmente nenhuma prisão foi efetuada nesta fase da operação, mas os responsáveis foram autuados por meio de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por manterem animais silvestres em cativeiro sem autorização.

Obs: Traficante não denúncia traficante, sendo assim não houve prisão, mas poderia ter havido somente pelos maus tratos, mas como os meliantes não são conhecidos do núcleo ambiental, não valeria a pena pela repercussão não ser muito grande.

Texto Nelson Arrué

Foto Polícia Federal- RS

Notícias relacionadas