Incêndios no Pantanal já pode ter consumido mais de 15% do bioma neste ano

Incêndios no Pantanal já pode ter consumido mais de 15% do biona neste ano
Foto: Christiano Antonucci/ Secom - MT | Reprodução

Desde o início do ano, em torno de 2,3 milhões de hectares já foram atingidos pelos incêndios que afetam o bioma, isso equivale a 15,61% do Pantanal. Os dados foram divulgados pelo Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa-UFRJ).

Após a passagem de uma frente fria, o sistema de Alarmes do LASA-UFRJ emitiu um novo com previsões de perigo extremo de fogo para a Bacia do Paraguai, no Pantanal. Segundo o documento lançado pelo laboratório, até o próximo sábado (31), a maioria da região voltaria a apresentar condições climáticas que prejudicariam o combate aos fogos, mesmo realizados por meios aéreos, devido à alta velocidade de propagação do fogo.

Segundo o último boletim lançado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), 959 profissionais atuam no combate aos fogos. Ainda, contam com o apoio de 18 aviões. Até o dia 18 deste mês, 569 animais silvestres foram resgatados. Na soma de todas as terras indígenas que integram o Pantanal, o fogo já consumiu 371 mil hectares. Destes, a maioria aconteceu na Terra Indígena Kadiwéu, onde o fogo atingiu mais de 357 mil hectares, o equivalente a 66,4% do território.

Na última terça-feira (27), o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o prazo de 15 para que o governo reforce o número de combatentes e equipamentos no fogo do Pantanal e Amazônia. No dia 10 de setembro, o cumprimento da medida irá ser avaliado em audiência de conciliação que tratará de três Ações de Descumprimento de Preceito Fundamento que tratam do tema.

Ainda na terça-feira, o governo federal publicou uma portaria autorizando o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) a estruturar brigadas temporárias em 18 estados e Distrito Federal, com equipes de até 25 profissionais, além de contratar equipes especializadas de pronto emprego com mobilização urgente.

Continua atento às novidades do meio ambiente em nosso site!

Notícias relacionadas